fbpx

Como definir a paleta de cores de um projeto?

MULTIPISOS > Decoração > Como definir a paleta de cores de um projeto?

Como definir a paleta de cores de um projeto?

by MULTIPISOS |22 de janeiro de 2021 | Decoração, Dicas, Recentes

Antes de mais nada, a primeira questão a ser resolvida no planejamento de um projeto, é a escolha da paleta de cores. Sim, esse passo é algo muito importante, não só para a beleza do ambiente, mas também para definir a função daquele local. A paleta de cores irá te guiar na seleção dos elementos presentes no ambiente, como a mobília, paredes, itens decorativos, entre outros.

Afinal, você sabe como definir as tonalidades certas na hora de criar um cômodo? Independente, é sempre bom entender um pouco mais. Confira o blog de hoje as dicas certas que vão te ajudar a escolher a cor ideal para o seu projeto.

A princípio, o que é a paleta de cores?

A Linha Stonefloor traz no seu design os tons da rocha, ideal para ambientes com um visual mais arrojado.

À primeira vista, uma paleta de cores parece ser apenas um mostruário para você escolher a cor que acha mais bonita, mas na verdade, a paleta tem uma função muito mais importante. Afinal, as colorações que integram a paleta foram previamente selecionadas para facilitar a escolha de itens que irão integrar um projeto, seja de decoração, moda, maquiagem ou de outro ramo visual. Essa escolha pode ser considerada o ponto mais importante do projeto, pois é a partir daí que você irá definir o estilo do ambiente.

Cores e sensações

A Linha de Vinílico Inova traz tons mais quentes, remetendo aos cores da areia.

As cores presentes na paleta não são apenas para organizar visualmente e dar uma identidade para o ambiente, mas também para passar uma sensação única naquele cômodo. Com um bom planejamento das cores que irão ser aplicadas no local, se torna possível transmitir sensações e percepções apenas com as cores. 

Além disso, definir uma paleta de cores é importante para guiar os profissionais a implementar determinados estilos. Um exemplo disso é a decoração minimalista, que conta com tonalidades mais neutras, que variam entre preto, branco, marrom e cinza.

Como escolher uma boa paleta de cores?

O Piso Vinílico da linha Atelier, apresenta em seu design os tons da madeira, deixando o ambiente mais aconchegante e acolhedor.

Definir as tonalidades que irão integrar os móveis, paredes e pisos é com certeza a parte mais divertida de um projeto. Para definir uma harmonia no ambiente, considere seguir as seguintes questões:

Teoria das cores

A princípio, é essencial entender como funciona o círculo cromático para combinar e criar um guia de tonalidades. Essa teoria tem como o principal objetivo criar combinações de acordo com diferentes formas de conectar as cores da esfera. Os seus principais conceitos são:

Cores complementares: É a harmonia que ocorre quando combinamos cores opostas na roda das cores

Cores análogas: É a harmonia formada de uma cor primária combinada com duas cores vizinhas na roda das cores.

Monocromatismo: É a harmonia resultante de uma mesma cor da roda das cores.

Sensações

Antes de mais nada, qual o seu objetivo com a criação desse cômodo? Se você está projetando para um cliente ou para você mesmo, é preciso entender as expectativas do projeto e saber se o objetivo é criar um ambiente amplo, que combina com o estilo do Piso Vinílico Inova, ou um ambiente de tons ligados a natureza, que fica perfeito com o Piso Vinílico Ambienta Design.

Compreender o significado das cores permite que você entenda quais sensações que o ambiente pode entregar para quem estiver nele. Tons mais quentes (como o vermelho e o laranja) trazendo sensações com mais energias e vibrações, enquanto tons frios (como o azul e o violeta) podem ser associados à calma e a sensação de relaxamento.

Gostou das dicas? Faça já seu orçamento com a MULTIPISOS. Garantimos a qualidade de instalação que você precisa para a sua reforma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − seis =

Envie sua mensagem
Orçamento 100% Gratuito